Print
PDF

Roubo de carros crescem quase 6%

.

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que São Bernardo lidera a lista de roubos e furtos de veículos na região neste ano, com 5.785 casos registrados entre janeiro e novembro. A cidade ocupa a terceira posição no ranking estadual (veja abaixo), atrás apenas da Capital e de Campinas, e está à frente de Santo André (4ª), Diadema (8ª), Mauá (11ª) e São Caetano (12ª).

O problema é crônico, mas a Polícia Militar diz que 60% dos veículos são recuperados. A média é de 160 casos solucionados por mês, contra 60 no restante do Estado. Mas o que é necessário fazer para conter os índices?

"Reduzir a frota", disse o comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Roberval França. A região teve crescimento de 75% no número de veículos nos últimos dez anos. A população cresceu 8% no mesmo período. "Isso atrai a criminalidade", completou.

"Com a falta de estacionamentos apropriados, o carro acaba sendo deixado na rua, o que facilita a ação dos criminosos", disse o comandante. O Grande ABC, por ser caminho entre Litoral e Capital, concentra grandes números de desmanches irregulares. Também por isso, há migração de ladrões de outros lugares para a região, na avaliação do policial.”

Fonte: Diário do Grande ABC
Data de publicação: 11/12/2011